Exames Laboratoriais

  • Patologia Clínica

Os exames mais frequentes de patologia clínica são realizados em sangue, urina, fezes e outros líquidos biológicos. Através desses exames é possível identificar substâncias e quantificar muitas delas. As metodologias utilizadas são variadas. O laboratório do Hospital São José dispõem de instrumentos iguais aos utilizados em países mais desenvolvidos do mundo.


  • Anátomo - Patologia

Anatomopatológico é o exame macro e microscópico de tecidos para o diagnóstico das doenças, principalmente dos tumores. Só este exame dá a certeza que um tumor é benigno ou maligno.


  • Citopatologia

É um método rápido e de grande confiabilidade. O exame citopatológico dos líquidos (cavidades, lavados, urina) e secreções destina-se quase que exclusivamente à pesquisa de células neoplásicas (cancerosas). O exemplo mais conhecido deste tipo de exame é o de Papanicolau ou preventivo do câncer de colo uterino. Este é colhido pelo ginecologista e enviado ao laboratório de anatomia patológica para que o patologista possa analisar as células e, se for o caso, fazer o diagnóstico precoce do câncer ginecológico ou de seus fatores de risco, como o HPV, possibilitando, assim, o tratamento mais adequado das pacientes.