Escabiose: saiba o que é, e entenda os sintomas

27/06/2019 08:43:09

Facilmente transmitida, a sarna em humanos — também chamada de escabiose — é uma infecção que acomete a pele e gera sintomas intensos. O principal deles é a coceira, que pode levar a lesões e abrir portas para outros micro-organismos.

Apesar de muitas pessoas acharem que se trata de uma doença adquirida por meio do contato com animais, a sarna que atinge os bichos é bem diferente da variedade que acomete seres humanos. Isto é explicado pelo fato de cada espécie de ácaro causador de escabiose tem afinidade por um hospedeiro diferente, o que significa que a parasitose que se espalha entre cães, por exemplo, não contamina pessoas. 

Causas da sarna humana:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a sarna humana é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, variedade hominis.

Como se pega?

A escabiose em humanos é transmitida por meio do contato direto com pessoas doentes ou com objetos usados por elas, como roupas, além de relações sexuais, informa o Ministério da Saúde.

No caso das relações sexuais, o contágio não ocorre devido à troca de fluidos, mas pelo contato aumentado entre peles e a afinidade do parasita por áreas genitais.

Segundo a Fiocruz, a sarna humana só deixa de ser transmitida depois de o tratamento destruir todos os ácaros e ovos presentes no corpo.

Os sintomas da escabiose humana se dão principalmente pela movimentação dos ácaros nos túneis que formam na pele. O principal deles é a coceira, que muitas vezes se intensifica à noite e chega a atrapalhar o sono.

A penetração do Sarcoptes scabiei na pele deixa ainda lesões em formato de sulco com pequenas vesículas em suas extremidades e vermelhidão. Se o paciente as coçar pode haver formação de feridas.

Existe um tipo mais grave da doença, a escabiose crostosa (ou norueguesa) que forma lesões um pouco diferentes, com crostas, e acontece devido a uma hiperinfestação, ou seja, milhões de ácaros atingem a cútis.

Quais áreas afeta?

As partes do corpo mais acometidas pela escabiose em humanos são:

- Área entre os dedos

- Face anterior de punhos e cotovelos

- Axilas

- Área ao redor dos seios

- Joelhos

- Região ao redor do umbigo

- Linha entre os glúteos

- Pênis

Em crianças e idosos, também pode afetar:

- Couro cabeludo

- Palmas das mãos

- Planta dos pés

 

Quando sentir os sintomas da escabiose, procure imediatamente um médico.

Agende sua consulta: 3754-7500 | 3754-7521 | 3754-7534 | 3754-7544


Fonte: Ativo Saúde